As Aulas

                 

    • Online (via Skype, Google hangouts, Whatsapp Vídeo, Zoom)

    • Presenciais no espaço do professor, zona norte de São Paulo

O conteúdo das aulas é elaborado de acordo com os objetivos e necessidades específicas de cada aluno (a partir de um conteúdo programático previamente desenvolvido para cada curso), e tem como bibliografia base métodos tradicionais no ensino do instrumento, bem como um material didático de apoio já elaborado pelo professor especialmente para as aulas.

Em alguns casos também é oferecido acesso a um portal de conteúdo exclusivo, através da seção “Área do aluno”, onde é disponibilizado no início do curso o seu próprio conteúdo, com o planejamento de suas aulas e as matérias específicas de cada lição, juntamente com o material didático relacionado e recursos audiovisuais. Além disso é oferecido acesso a artigos e matérias de um blog escrito exclusivamente para os alunos.

Nas aulaswww.lucasdetoledo.com aulas violão skype português brasil on-line utilizo preferencialmente o Skype, e é necessário que o aluno tenha o equipamentos e técnica envolvida para que as aulas sejam viáveis (computador, tablet, ou cel, com webcam funcionando, etc.) e uma conexão com boa qualidade (banda larga com no mínimo  1MB/500kbps, respectivamente velocidades de upload e download, que possibilita o envio de vídeo e áudio) e uma conta no Skype. Cada aula contará com o material de apoio (apostilas em pdf, mp3, vídeos) para praticar, além das orientações transmitidas pela conferência online no dia e horário agendado.  Os cursos oferecidos nesse formato são: Violão popular e Violão Erudito.

Também é possível o uso de plataformas como o Hangouts, Zoom, Discord ou mesmo o Whatsapp Vídeo, se o aluno preferir.



O que esperar das aulas!!  

  Se quiser conhecer minha metodologia, bibliografia de referência ou conteúdo programático, entre em contato!

 

Os alunos

 

Mais opiniões de alunos e ex alunos aqui

 


O professor

WhatsApp Image 2019-09-18 at 18.07.57Atuo como professor desde 2005, em escolas de música, ongs, projetos sociais e como professor particular. Nesses anos tive a oportunidade de ensinar alunos entre os 6 e 82 anos de idade, e ao desenvolver minha experiência didática trabalhando com pessoas de diferentes classes sociais, profissões, escolaridades, notei que mesmo na diversidade de objetivos que cada pessoa busca em aprender a tocar violão, a única constante que percebi é que cada ser humano é um universo único, e o desenvolvimento musical de cada aluno é um processo que deve ser conduzido com o máximo de respeito e seriedade. Lecionar violão vem sendo uma atividade cada vez mais gratificante na minha vida, e hoje tenho o prazer de dizer que além de cultivar violonistas, pude fazer bons amigos em minhas aula e por onde passei.

Conheça um pouco mais da minha formação e experiência aqui. Entre em contato para agendarmos uma entrevista ou aula experimental:


Os cursos

Violão popular

No curso de violão popular o aluno desenvolve os fundamentos necessários para realizar o acompanhamento da canção popular, em diferentes gêneros musicais, como samba, sertanejo, blues, rock, jazz, choro, etc. e trabalha sua musicalidade através da linguagem de improvisação, inserida dentro deste contexto. Em um estágio mais avançado também são trabalhadas peças onde o violão é usado como instrumento solista.

Violão Erudito

No curso de violão erudito (violão clássico, ou violão de concerto) o desenvolvimento musical e  técnico do aluno se faz em torno de peças estandardizadas do repertório tradicional do instrumento, e da música erudita em geral através de transcrições, abrangendo um vasto repertório de obras desde o período renascentista até a modernidade, abordando diferentes estilos, técnicas e estéticas musicais.

Violão para crianças

Nesse curso voltado às crianças os aspectos técnicos musicais do instrumento são desenvolvidos de maneira lúdica, através de jogos e brincadeiras, em torno de repertório. O objetivo principal será construir bases sólidas na formação musical do aluno, onde conteúdos fundamentais dos cursos de violão popular e violão erudito são integrados, especialmente através de elementos trabalhados durante a musicalização infantil. O foco é conduzir os alunos a uma prática que proporcione o desenvolvimento artístico e intelectual através do estudo da música.

Violão para pais e filhos

O objetivo geral desse curso é oferecer um ambiente onde a prática musical e o aprendizado do violão sirvam como intermediários para a convivência entre familiares e como ferramentas para a coeducação entre gerações. Pais e filhos, avós e netos, adultos e crianças se beneficiam da experiência de se desenvolverem juntos, um apoiando e incentivando o outro. O objetivo específico do curso é proporcionar as ferramentas técnicas e musicais para que dois músicos, iniciantes ao violão, desenvolvam a relação interpessoal necessária para tocarem em grupo. O primeiro encontro acontece entre o adulto e professor, onde será explicada a filosofia, proposta didática e direcionamentos para o acompanhamento das aulas futuras, e nas demais todo o grupo participa.



Deprecated: Function create_function() is deprecated in /home2/lucastoledo/public_html/wp-content/plugins/category-post-list-widget/category-post-list-widget.php on line 190

Veja mais postagens do blog


Tire suas dúvidas!

Quantas vezes por semana e duração da aula?

Aulas semanais, 1 vez por semana, com uma hora de duração.


Qual idade ideal para começar?

No caso de crianças a partir dos 8 anos. Adultos sem limite de idade.


Qual a diferença entre os cursos?

A diferença são os objetivos específicos. Em todos os cursos o fundamento técnico básico desenvolvido pelo aluno (postura, mecânica do movimento das mãos e sua sincronia, desenvolvimento de percepção auditiva, musicalização, leitura de diferentes escritas musicais, etc.) é praticamente o mesmo, já conteúdo musical muda em função do formato do curso, além da maneira de se abordar e desenvolver o conteúdo.


Qual é mais difícil?

Nem um, nem o outro. Em todos os cursos serão necessários dedicação e empenho para se ter bons resultados. Não se pode estabelecer um juízo de valor entre qual curso é mais difícil ou menos importante do que o outro. Pelo fato do violão ser um dos instrumentos mais tocados no mundo, diversas técnicas e maneiras diferentes de tocá-lo surgiram, e isso acabou refletindo também na didática do instrumento, onde são usados esses dois termos. Violão clássico poderia ser relacionado a uma determinada linha de ensino mais tradicional e formal, e o violão popular pode ser associado a uma generalização de técnicas e estilos musicais, normalmente associados a práticas folclóricas diversas.


Quero aprender mais de um cursos ao mesmo tempo. Como faço?

Na primeira aula ou começo do curso ocorrerá uma entrevista com o professor, onde serão avaliados os objetivos do aluno ao frequentar as aulas, o propósito e seu interesse no violão. A partir daí será elaborado o planejamento didático em função de suas necessidades especiais, que poderá conter matérias de ambos os cursos.


Qual o valor das aulas e condições de pagamento?

O pagamento é realizado antecipadamente ou no dia da aula, podendo ser via transferência bancária e cartão de débido. Ofereço planos mensais, trimestrais, semestrais, via transferência bancária e cartão de débido ou crédito. No caso das aulas à domicílio também será somado ao valor das aulas uma taxa referente ao tempo gasto em translado e custos de transporte. Entre em contato para se informar sobre os valores.


No meu espaço 

Próximo a Av. Engenheiro Caetano Álvares. Não é necessário trazer o instrumento.


Para maiores informações sobre valores, formato dos cursos, duração, disponibilidade de horários e outros detalhes entre em contato.

Aulas de Violão Online

Aulas de violão Skype

Aulas de violão Whatsapp vídeo

Aulas de violão Zoom

Aulas de violão Google Hangouts

Aula online violão

Aulas particulares de violão na região da Zona Norte de São Paulo– Tucuruvi, Parada Inglesa, Jardim São Paulo, Tremembé, Água fria, Santana, Carandiru, Vila Maria, Vila Sabrina, Vila Ede, Vila Romero, Jardim São Miguel, Vila Guacá, Vila Basiléia, Jardim Rossin, Vila Gouveia, Imirim, Chora Menino, Santa Terezinha, Vila Mariza Mazzei, Lauzane Paulista, Mandaqui, Alto de Santana, Vila Vitório Mazzei, Conj. Res. Santa Terezinha, Parque Mandaqui, Casa Verde Alta, Vila Nova Cachoeirinha, Jardim Franca