Maus hábitos

O hábito faz o monge já diz o ditado. Aprendemos muita coisa sem nem nos dar conta, e assimilamos comportamentos que podem nos acompanhar pela vida toda. Listo abaixo coisas que acho que todo mundo que toca violão deveria evitar, principalmente iniciantes. Evite desenvolver esse maus hábitos e tenha um desempenho melhor como músico para o resto da vida.

Não afinar antes de tocar

Sempre afine o instrumento antes de tocar. Errar a pontaria, se esquecer de algumas notas, tropeçar em alguma parte da música, lapsos de memória, tudo isso é perdoável, mas tocar desafinado definitivamente não é. E se você está começando agora isso é ainda mais importante, toque sempre com o instrumento o mais afinado possível para criar uma boa referência auditiva, se você se acostumar a ouvir violão desafinado vai ficar com o ouvido desafinado também. Afine antes, durante (entre uma música e outra) e depois de tocar.

Não se aquecer antes de tocar

Faça alguns exercícios para tonificar a musculatura e ativar a circulação nas mãos, braços e antebraços, antes de tocar. Infelizmente nosso corpo não foi feito para tocar violão, não existe nada na natureza que nos obrigue a ficar durante horas mexendo as pontas dos dedos, e se não nos prepararmos para isso provavelmente iremos nos machucar em algum momento. Se aqueça e evite problemas como tendinite, l.e.r, síndrome do túnel do carpo, e outras desgraças relacionadas.

Não se alongar depois ou durante sessões de prática

Descanse e se alongue a cada 40 minutos de prática no instrumento. Além de prevenir uma série de lesões você também vai dar uma descansada na cabeça e fazer seu tempo render mais no estudo.

Praticar sem foco

Tenha sempre claramente seu objetivo quando estiver praticando ou ensaiando. Se tratando de um exercício, pense no objetivo específico dele, ou no que você espera melhorar com ele. Em músicas, foque em uma parte, sessão, compasso, frase, etc. e não largue desse trecho até ter conseguido deixar tudo 100% resolvido. Se você divagar com o instrumento na mão, todo o tempo do mundo não será necessário para atingir algum resultado.

Não usar metrônomo

Toque no tempo, use metrônomo. Sem uma referência certa do pulso, muita coisa vai ser mais difícil na sua vida musical. Usar o metrônomo não só vai facilitar seu estudo, a medida que te desenvolve um senso crítico mais preciso, como também acabará lhe dando um referencial mais claro do quão bom está a música no momento: o metrônomo não erra nem sai de tempo, nem oscila nas passagens mais difíceis ou acelera nas mais fáceis. Use o click do metrônomo como uma régua e deixe suas músicas sempre no esquadro e na medida certa.

Não praticar regularmente

Toque todos os dias. É melhor praticar diariamente por 30 minutos do que 6 horas em um só dia. Nosso cérebro leva tempo para assimilar algumas informações, e se você não tocar com uma regularidade constante de tempo ele vai se esquecer de tudo no meio do caminho.

Repetir por repetir

Sempre tenha em mente o que você espera melhorar naquela repetição: não errar as notas, melhorar o timbre, decorar uma parte da música, arrumar a mão esquerda, deixar a passagem mais limpa, etc. Repetir por repetir é válido até a página 3, você precisa buscar atingir uma meta clara e objetiva para cada momento que estiver praticando.

Deixar pra depois

Não enrole. Se você vai ensaiar uma música confronte o que precisa ser feito e pratique até conseguir atingir o resultado. Muitas vezes empurramos a sujeira para debaixo do tapete ao invés de resolver os problemas de uma vez, e em uma sessão de prática de 2 horas acabamos queimando 1 hora e meia refazendo o que já estava bom. Por exemplo: vou ensaiar uma música que tem 4 partes. Já sei as 2 primeiras, e ainda nem comecei as últimas duas. Ao invés de terminar as partes que estão faltando, eu fico polindo as duas primeiras partes que já sei, ensaiando e repetindo essas partes, e gasto meu tempo nisso deixando o resto para depois. Gaste sua energia de maneira equivalente em tudo que estiver praticando.


Aulas de violão, online ou presenciais em na Zona norte de São Paulo, capital. Whatsapp(11)99426-3545

aulas violão zona norte de sp metrô tucuruvi jardim são paulo parada inglesa santana mandaqui tremembé jardim frança santa terezinha lauzane paulista casa verde vila guilherme vila ede vila sabrina vila mazzei agua fria professor de violao professor de violão aula violão crianças