Cordas e encordoamentos

O som do violão acontece quando fazemos vibrar as cordas. As cordas. Se suas cordas estão apodrecendo, seu som não vai estar muito legal nem que você seja o melhor músico do mundo. É importante manter boas cordas no violão principalmente para se criar uma boa referência auditiva, se você praticar em cordas desgastadas ou de má qualidade que não afinam nunca, pode ter certeza que seu ouvido e toque também vai ficar torto.

Para prolongar a vida útil de suas cordas, lave a mão antes de tocar e procure sempre limpar as cordas com um pano seco depois de ter usado o instrumento. De qualquer maneira transpiramos, mesmo que pouco, na ponta dos dedos e conforme tocamos a acidez de nossas mãos desgasta as cordas. Por conta disso, e também pela ação do tempo, as cordas oxidam e normalmente quando se pratica com frequência iremos precisar trocar as cordas a cada 3 meses.

Dentro da mesma marca teremos diferentes espessuras (.010, .011, .012, .013) e tensões diferentes (baixa, média, pesada, alta, etc). Essas diferenças são relevantes de acordo com o seu gosto pessoal, a pegada do músico, e algumas vezes do estilo musical que você for tocar.

É importante dizer que não se deve colocar cordas de aço em um violão que foi feito para nylon, nem o contrário, porque desse jeito além do instrumento não soar da melhor forma possível, o violão pode ter algumas peças quebradas ou empenar o braço e afins, cada macaco no seu galho.

Encordoamentos de nylon

Augustine

Augustine Blue

augustine blue

 

 

 

 

Augustine Reagles

corda augustine reagle

 

 

 

 

D’Addario

Pro-Arté Ej45

corda dario pro arte

 

 

 

 

Pro-Arté Ej46

corda dario pro arte hard tension

 

 

 

 

Sound Generation

Sound Generation Tensão alta pesada

corda sx

 

 

 

 

Cordas de aço

Embora até funcione também, não use cordas de guitarra, as cordas para instrumentos acústicos são geralmente mais grossas e por isso são diferenciadas, compre cordas para violão de aço.

Martin Medium Bronze

corda aço martin

 

 

 

 

D’Addario

D’Addario EJ11 Light

D'Addario EJ11 Bronze Light Acoustic Guitar Strings

 

 

 

 

D’Addario EJ10 Extra Light

corda aço dario

 

 

 

 

D’Addario EJ14 Bluegrass

daddario-80-20-bronze-wound-ej14

Nig Bronze

corda de aço nig

 

 

 

 

O barato sai caro. Cordas que não afinam ou que irão perder a sonoridade em uma semana nem sempre valem a pena, normalmente cordas mais baratas e de pior qualidade. As marcas que estou citando irão durar no mínimo de 3 a 6 meses (sei que na verdade o pessoal só troca de corda quando alguma arrebenta) ou até mais. Não falo preços por conta que isso oscila muito em função do mercado. Ao se trocar as cordas do instrumento vale a pena trocar todas de uma vez, ou ao menos todos os bordões e todas as primas.


Aulas de violão, online ou presenciais em na Zona norte de São Paulo, capital. Whatsapp(11)99426-3545

aulas violão zona norte de sp metrô tucuruvi jardim são paulo parada inglesa santana mandaqui tremembé jardim frança santa terezinha lauzane paulista casa verde vila guilherme vila ede vila sabrina vila mazzei agua fria professor de violao professor de violão aula violão crianças